Com o intuito de garantir melhores condições de trabalho, piso salarial digno e a fixação da carga horária de 30 horas semanais dos trabalhadores da enfermagem de Campo Grande, a vereadora Enfermeira Cida Amaral (Pros), promoveu no último dia 15, a audiência pública “30 Horas da Enfermagem – Efeitos e consequências”. Como resultado da reunião foi elaborado um documento solicitando ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia a inclusão na Ordem do dia, do projeto de Lei que “Dispõe sobre a jornada de trabalho dos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem do Projeto de Lei.
A parlamentar é vice-presidente da Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal e afirma que sua luta pelo reconhecimento é desde 1994. “Se trata de uma árdua batalha que há 19 anos lutamos. A aprovação trará valorização para a categoria, melhores condições de trabalho e impactaria principalmente na qualidade da assistência à saúde da população”, defende Enfermeira Cida.
CÂMARA DOS DEPUTADOS
O Projeto de Lei nº 2.295/2000 que tramita há 19 anos na Câmara dos Deputados, fixa em 30 horas a carga horária de trabalho semanal de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, além das parteiras de todo o país. Em sua luta pela categoria, a vereadora Enfermeira Cida já esteve em Brasília e oficializou o pedido de apoio com vários deputados federais durante agenda em abril deste ano.
Para a parlamentar, que atuou como enfermeira há 30 anos, a fixação da carga horária é uma maneira de reconhecer a importância do trabalho da categoria. “Esperamos que as reivindicações não sejam colocadas nas gavetas novamente, pois caso a saúde dos enfermeiros não for cuidada, os pacientes também correrão riscos”.