A enfermagem é uma profissão antiga e ganhou notoriedade quando Florence Nightingale ficou famosa por ser a pioneira no tratamento de feridos durante a guerra da Crimeia. Ela é considerada a fundadora da enfermagem moderna.
Ana Neri é a enfermeira pioneira no Brasil. Seu nome ganhou destaque depois que Ana Neri acompanhou seu irmão e seus dois filhos na Guerra do Paraguai. Ana contribuiu com o décimo batalhão de voluntários em 1865 como enfermeira.
Em maio comemoramos o mês da enfermagem. No dia 12 comemoramos o Dia Internacional do Enfermeiro, e no dia 20, comemoramos o Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem.
Sabemos da importância dessa profissão para a sociedade. Nos dias atuais, de combate ao Coronavírus, esses profissionais da saúde ganharam visibilidade e apreço. Porém ainda falta o justo reconhecimento. Carga horária, piso salarial e melhores condições de trabalho.
A vereadora Enfermeira Cida Amaral (PSDB) vem lutando há muito tempo pelo reconhecimento da profissão. Na Câmara como parlamentar, tem exercido um importante papel nas conquistas por melhorias para a enfermagem.
A parlamentar participou da assinatura da Lei que regulamentou a carga horária em 30 horas semanais, para os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem dos serviços de urgência e emergência, das UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) e do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).
Enfermeira Cida esteve em Brasília, unindo forças com os deputados de MS, para que o Projeto de Lei nº 2.295, que regulamenta as 30 horas semanais e o piso salarial voltasse à pauta no Congresso Nacional.
Foi propositora da Audiência Pública “30 Horas da Enfermagem – Efeitos e Consequências” que discutiu melhorias para os trabalhadores da área da enfermagem.
A vereadora teve uma importante participação na aprovação do Plano de Cargos e Carreiras para os profissionais da área da saúde da Capital, incluindo os profissionais da Enfermagem.
Neste mês encaminhou um ofício aos senadores de Mato Grosso do Sul, solicitando apoio para a provação do Projeto de Lei nº 2.564/2020, que visa instituir o piso salarial da enfermagem.
Com o objetivo de ver os profissionais da enfermagem serem valorizados, a vereadora Enfermeira Cida Amaral segue na luta, por reconhecimento da profissão, que agora mais do que nunca merecem todo apoio.
Jornalista – Maria Pereira