Vereadora Enfª Cida Amaral cobra prescrições médicas legíveis na rede municipal de saúde da Capital

11/09/2020

No último dia 10, a vereadora Enfermeira Cida Amaral protocolou ofício ao secretario da Sesau, José Mauro Filho solicitando informações sobre avanços, investimentos realizados na rede municipal de saúde referente ao aperfeiçoamento de prescrições médicas de forma impressa, informatizada ou eletrônica.

De acordo com a vereadora há muitas reclamações de dificuldade por parte dos profissionais da área da saúde e pacientes ao tentar decifrar o que foi descrito na receita. “Sabemos que uma prescrição médica legível é primordial para a segurança do trabalho dos farmacêuticos , enfermeiros e dos pacientes”, defendeu a parlamentar.

 PRESCRIÇÃO LEGÍVEL

No começo desse ano foi sancionado o Projeto de Lei n. 9575/19, de autoria da vereadora Enfermeira Cida Amaral, que institui o Dia Municipal em Defesa da Prescrição Legível no município de Campo Grande e dá outras providências.

O objetivo é promover, incentivar e apoiar a realização de palestras ou simpósios aos enfermeiros, médicos, dentistas e demais profissionais da Rede Municipal de Saúde da Capital. A data deverá ser comemorada anualmente, todo dia 20 de setembro.

Outro projeto, de autoria da parlamentar, previa instituir a obrigatoriedade de expedição das receitas prescritas pelos médicos, enfermeiros e odontólogos, de forma impressa, digital ou de forma eletrônica, nos estabelecimentos de saúde do Município, e ainda, estabelecia proibição aos farmacêuticos de aviar receitas ilegíveis ou rasuradas, porém foi arquivado.