O Dia do Trabalhador da Construção Civil, comemorado nesta quarta-feira (25), foi lembrado pela vereadora Enfermeira Cida Amaral (PODE), em sessão solene. A parlamentar parabenizou a categoria e entregou honraria aos profissionais José Abelha Neto e Adão Jorge Moraes Castilho, que foi representada pela filha.
Cida elencou as atividades desenvolvidas pela entidade em benefício dos trabalhadores da construção civil. “Vocês dedicam a vida e o trabalho a um dos maiores setores da economia do Brasil. Embora o setor passe por problema na liberação de financiamento pela Caixa Econômica Federal, a força de trabalho da construção civil é forte para lutar”, frisou a parlamentar.
De acordo com a vereadora, “a movimentação econômica gerada pela produção de um empreendimento contribui para gerar crescimento nas taxas de emprego e demandas de mercado, o que faz com que muitos trabalhadores tenham o emprego garantido e que a vida em sociedade seja melhor. Devemos agradecer a todos os profissionais dedicados à área da construção civil”.
Natural de Campo Grande, Adão Castilho foi militar, sargento do Exército Brasileiro, mas sempre com a paixão pela construção civil, tanto que participou na execução de mais de 200 unidades em Campo Grande. Pessoa engajada na busca de melhorias para o setor, no que se dedica no cargo de presidente da Acomasul (Associação dos Construtores de Mato Grosso do Sul).
Há 40 anos em Campo Grande, José Abelha, começou a trabalhar na área como servente e após algum tempo passou a pedreiro, recebeu a oportunidade de assumir como encarregado de obra, profissão esta que o levou a se envolver nas reivindicações da categoria, o que faz até hoje a frente do SintracomCG (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil e do Mobiliário de Campo Grande – MS).