Enfermeira Cida Amaral participa de prestação de contas da Secretaria Municipal de Saúde
A vereadora Enfermeira Cida Amaral (PROS), participou na manhã desta quarta-feira (30), da Audiência Pública realizada para a SESAU (Secretaria Municipal de Saúde) prestar conta referente ao 1° quadrimestre de 2018. A secretaria apresentou o demonstrativo financeiro apenas dos meses de janeiro, fevereiro e março 2018.
A reunião foi convocada pela Comissão Permanente de Finanças e Orçamento, composta pelos vereadores, Eduardo Romero (presidente), João César Mattogrosso (vice), Junior Longo, Betinho e Dharleng Campos e pela Comissão Permanente de Saúde, composta pelos vereadores, Dr.Loester (presidente), Dr. Antônio Cruz (vice), Fritz, Dr.Lívio e Enfermeira Cida Amaral.
O secretário de Saúde, Marcelo Vilela, apresentou a prestação de contas dos três primeiros meses e disse que precisa redobrar a atenção básica. Justificou problemas na saúde, como falta de médicos e medicamentos, devido à crise que se instalou no país inteiro. Apresentou atendimentos e gastos até o momento.
A vereadora falou sobre o relatório da Sesau, onde apresentaram apenas dados de três meses, e não de quatro conforme o informado. Falou também sobre a apuração da situação de médicos que trabalham em hospitais vivenciados na Capital. Adequação do quantitativo de profissionais disponibilizados na rede pública de saúde.
A vereadora Cida também falou sobre campanhas de coletas para preventivo, e sugeriu a que o exame ser realizado por enfermeiro. “Eu quero chamar atenção em questão dos exames de colo de útero, porque nossa meta é de 0,62% e nós atingimos 0,10%. Acredito que deveríamos estar mais adiantado nesses números que ainda estão muito baixo. No protocolo da Secretaria de saúde, permite que o enfermeiro faça a coleta de preventivo, pois como sabemos da falta de médicos, seria uma alternativa para melhorar esses números. Mas, o que mais me incomoda é a questão da mamografia. No mês passado eu fiz uma ação Social de saúde e contamos com a ajuda do Hospital de Câncer, que nos disponibilizou 100 pedidos para realizar o exame de mamografia. Porem, não foi utilizado nem 1/3 dos pedidos, por isso me questiono, será que as pessoas estão desacreditadas do sistema?
Parto normal:
Apesar do crescimento da proporção de parto normal, a meta ainda não foi atingida. “” tivemos o percentual de 35,7 alcançados, e vejo como um avanço para a saúde pública e da mulher. Sobre a mortalidade materna, onde até agora tivemos um caso desde o início do ano, posso dizer que estamos caminhando para o sucesso, mas esse único caso nos traz tristeza, porque tem famílias chorando, destruída. O ideal é atingirmos a porcentagem de 0,00%. Até porque uma morte não se reverte, então acredito que estamos no caminho.
Atenção Básica:
Outra questão levantada pela vereadora é a cobertura estimada pelas equipes de atenção básica. “Será que temos médicos em todas as equipes? Como estão os enfermeiros? A resposta é que não, infelismente! Porque eu tenho visitado as Unidades Básicas de Saúde da Família e tenho percebido a falta desses profissionais. Fico grata em ver a vontade do secretario de saúde em querer fazer, mas a realidade é que ainda estamos muito falhos. E eu vejo a nossa equipe de saúde, seja médicos enfermeiros, técnicos, auxiliares e agentes de saúde, trabalhando dentro do limite. Então, eu como enfermeira me questiono, que cuidamos de outras pessoas, mais quem está cuidando da gente?”, questiona a vereadora.
No final da prestação de contas a vereadora parabenizou os agentes comunitários, e falou sobre a saúde bucal. “Quero parabenizar o agente comunitário, o profissional que ouve todas as reclamações, no meio deste mês já atingiram a sua meta, que é de atender duas casas. Quanto à saúde bucal, no ano passado, os profissionais não conseguiram atingir a meta, mas esse ano já tiveram um resultado diferente, uma melhora significante. No ano passado nos mandaram um dossiê, e a grande reclamação era por falta de material e falta de equipamento, então a melhora deste ano, subentende que o esforço, do secretário de saúde junto ao prefeito e vereadores estão sendo contemplados. De uma forma geral, estamos melhorando e precisamos avanças mais, deixo aqui minha ressalva, precisamos cuidar de quem nos cuida”, finalizou.
Serviço – A audiência será realizada a partir das 10h, no Plenário “Oliva Enciso”, na sede da Casa de Leis, localizada na Avenida Ricardo Brandão, n. 1.600, bairro Jatiúka Park.