A vereadora Enfermeira Cida Amaral (PROS), prestigiou a Sessão Solene em comemoração ao Dia do Povo Paraguaio, realizada na noite de quarta-feira (06). Ela homenageou Oscar Martinez e Oscar Maurício Martinez.
De cultura forte e abrangente, o povo paraguaio tem um número expressivo em Campo Grande, São 80 mil famílias e mais de 300 mil pessoas com descendência paraguaia habitando o Estado de Mato Grosso do Sul. Foram eles que trouxeram o tereré, chipa e sopa paraguaia. Para comemorar o dia da Independência do Paraguai, celebrado em 15 de maio, a Câmara Municipal, homenageou os paraguaios.
O homenageado Oscar Martinez, nascido em Corumbá, é filho dos paraguaios Eulálio Martinez Ávalos e Hilda Calonga. Morou no Paraguai, na Colônia João Eulóquio Estigarribia, onde concluiu o primeiro grau. Alguns anos depois, no Brasil, tornou-se técnico em prótese dentária pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, profissão que atua há 33 anos. Depois se formou em cirurgião orofacial (dentista) pela UNIGA no estado do Paraná. Hoje é especialista em reabilitação oral, estética dental e estética facial.
De acordo com Oscar, é uma honra receber uma homenagem como essa, pois se sente especial. “é muito bom receber uma homenagem, porque somos paraguaios e brasileiros. E através desta homenagem vemos o quanto somos especiais nessa nação que nos acolheu” declarou.
O outro homenageado é Oscar Maurício Martinez, nascido em Corumbá, é filho dos paraguaios Eulálio Martinez Ávalos e Hilda Calonga. Tem formação em técnico em laboratório de análise clínica, pedagogo e jornalismo. É membro diretor de comunicação e sócio voluntário no CDDH Marçal de Souza Tupã i. Atua também na assessoria de comunicação do Instituto Sul-Mato-Grossense para cegos Florisvaldo Vargas – ISMAC.
“Fiquei muito honrado com a homenagem, pois a nossa cultura vive no Brasil, o Paraguai está presente no nosso dia-dia, no tereré, chipa, artesanatos e músicas. Viemos para somar com os brasileiros e fico feliz pelo reconhecimento” disse.
A parlamentar reconhece a importância da Colônia Paraguaia para a nossa Cidade, destacando a contribuição étnica e cultural que este povo trouxe para o Mato Grosso do Sul. São mais de 300 mil pessoas com descendência paraguaia habitando o Estado.
“Na música, na dança, comida e atividades do dia-a-dia os traços dos paraguaios são lembrados diariamente. O popular tereré do Mato Grosso do Sul é uma das heranças deixada por eles. Tudo isso mostra a importância que a cultura paraguaia tem dentro da nossa Cidade, por isso essa sessão que homenageia o povo paraguaio serve para zelar pela nossa amizade e união desses dois povos, que tanto contribuem culturalmente e financeira um ao outro, sem falar que o Paraguai tem demonstrado um potencial muito grande de desenvolvimento, com menos impostos e mais crescimento, observar essa Nação e aprender com seus bons exemplos nos motiva a acreditar no melhor para o Brasil”, ressaltou Cida Amaral.