Vereadora Enfermeira Cida Amaral participa da entrega de aceleradores lineares que dobrará tratamento contra o câncer

5/07/2018

A vereadora Enfermeira Cida Amaral (Pros), participou e testemunhou a entrega de dois aceleradores lineares, que reforçará o tratamento contra o câncer. Um dos aparelhos foi entregue no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul Rosa Pedrossian (HRMS) e outro no Hospital de Câncer Alfredo Abraão (HCAA). Com os novos equipamentos, o Estado será auto-suficiente no tratamento de radioterapia.

De acordo com Enfermeira Cida, investimentos em novas tecnologias são de suma importância para a população. “Devemos investir em tecnologia na rede própria de assistência para não depender da rede privada e seus altos valores. A população precisa de atendimento com agilidade e eficiência, iniciando o tratamento no tempo correto para minimizar as perdas para as vítimas dessa tão devastadora doença. O Governo do Estado está de parabéns em buscar a melhoria do sistema de tratamento do câncer no Mato Grosso do Sul, a população agradece. Só quem tem um ente querido com essa doença, sabe como um investimento como esse pode mudar o rumo de uma vida” declarou a parlamentar.

O governador Reinaldo Azambuja destacou que a aquisição dos novos equipamentos para radioterapia é resultado do trabalho conjunto entre Governo do Estado, Ministério da Saúde e Sistema Único de Saúde (SUS). “Essa é uma luta de todos nós. Poderemos avançar no tratamento contra o câncer, principalmente na radioterapia, e com isso reduzir a fila de espera”, afirmou.

O Governo do Estado assinou na quarta-feira (04) a ordem de serviço da obra de construção do bunker e área de atendimento do setor de radioterapia no HRMS, com investimento de R$ 10,5 milhões. A previsão é concluir em julho de 2019. No Hospital Regional, além da radioterapia (acelerador linear), será construída uma sala onde será feita a braquiterapia, um tipo de radioterapia interna, que usa a radiação em contato com o local da doença. A obra faz parte do projeto de reestruturação do HRMS.

O Hospital de Câncer também recebeu um novo acelerador linear, em substituição a um aparelho antigo. Com o novo acelerador a estimativa é de que os atendimentos realizados no hospital passem de 50 para 100 por dia, diminuindo o tempo de tratamento para o paciente.

De acordo com governo, o Hospital Universitário também deverá receber investimentos de R$ 6 milhões do Governo Federal para obras do bunker/acelerador linear. Esses aceleradores fazem parte de programa do Ministério da Saúde que visa à expansão da radioterapia no Sistema Único de Saúde.