Durante live, vereadora Enfª Cida Amaral questiona fluxo de atendimento e ações de prevenção nas unidades de saúde

24/06/2020

 Nesta quarta-feira (24), a vereadora Enfª Cida Amaral participou da live, promovida pela Comissão Especial em apoio ao Combate à Covid-19 da Câmara Municipal de Campo Grande.

Na ocasião, a parlamentar falou sobre instruções básicas e o uso correto das máscaras, além de reforçar sua preocupação com o fluxo de atendimento das unidades de saúde da Capital. “Gostaria de saber se está correto o fluxo de atendimento nas unidades de saúde, a fim de preservar o paciente e profissionais contra o contágio dentro das nossas unidades ?”, questionou.

De acordo com a coordenadora da Rede de Atenção Básica do Município, Glória de Araújo Pereira, todas as unidades de saúde precisaram ser vistoriadas. “Mudamos a forma de trabalho e contamos com o apoio multiprofissional dos profissionais que estão lotados nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF). Montamos equipes, que visitaram as 71 unidades da Capital para readaptamos o fluxo de atendimento, pois cada unidade tem sua realidade”, explicou.

A coordenadora ainda destacou que também houve preocupação em treinar o profissional para a paramentação e a desparamentação, com o objetivo de evitar a contaminação.

AÇÕES

No início da pandemia, a parlamentar solicitou estudo de viabilidade técnica para determinar o uso de máscaras, preferencialmente as caseiras, para todos as pessoas que estiverem nas ruas e em estabelecimentos públicos ou privados. A vereadora também é autora do projeto de lei que estimula a produção de máscaras caseiras para evitar a proliferação do vírus e contribuindo com o incentivo da renda dos pequenos empresários.