Enfermeira Ciada Amaral compõe mesa em Seminário que trata sobre violência contra a pessoa idosa

20/06/2018

A Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, através da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa, em parceria com instituições, realizou na terça-feira (19), no auditório da OAB- MS OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil), das 13h às 17h30, o “3º Seminário Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa”. A vereadora Enfermeira Cida Amaral (Pros), foi convidada para compor mesa no evento.
O 3º Seminário Estadual de Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa reuniu representantes de diversas entidades e instituições parcerias em torno de um único objetivo: o fortalecimento de políticas públicas que garantam proteção e melhores condições de vida as pessoa da melhor idade.
O evento contou com palestras sobre “Violência contra pessoas idosas” com Eduardo Ramirez Meza; “Negligência” com Eduardo Pellicciolia. A Polícia Civil foi representada pelo Delegado Ricardo Meirelles Bernardinelli, com o tema “A violência contra pessoas idosas como fenômeno multicausal e multifacetado e o papel dos órgãos de defesa”.
A vereadora enfermeira Cida Amaral falou sobre a importância do idoso dentro da sociedade e como tratar algumas patologias da melhor idade. “Acabamos de ter o privilégio de concluirmos a frente parlamentar do idoso na Câmara, e logo quero reunir as pessoas para uma audiência pública, para discutimos pontos importante para nossos idosos. Quero falar sobre o Alzheimer, uma doença neuro-degenerativa, que reduz as capacidades de trabalho e relação social do idoso, interferindo no comportamento e na personalidade da pessoa. Além do tratamento adequado, precisamos ter paciência com os idosos que são portadores dessa doença. A violência contra um indefeso me magoa muito, porque o idoso deve ser tratado por nós como nosso alicerce. Nós cidadãos, que queremos atingir a melhor idade, temos que combater a violência, principalmente contra o idoso” disse a parlamentar.
O seminário recebeu entidades e especialistas de diversas áreas para debater os direitos da pessoa idosa e fiscalização quanto ao respectivo cumprimento da Lei. Após o evento, um documento será elaborado e encaminhado a todas as autoridades para que tomem conhecimento e sejam tomadas medidas que possam melhorar a assistência aos idosos.