A vereadora Enfermeira Cida Amaral (PROS), foi convidada para palestrar na “Semana Municipal de Prevenção às Queimaduras” que aconteceu na Escola Municipal Professora Ana Lúcia de Oliveira Batista no bairro Paulo Coelho Machado nesta segunda-feira (04).
Durante a palestra, a vereadora falou para cerca de 175 alunos das 4ª e 5ª series, e mais de 20 profissionais, entre professores, auxiliares e profissionais da secretaria. Junto com o diretor Moacir, participou da palestra o coordenador – Alessandro Marcon da Silva, os monitores: Ane Lise de Souza, Silvia França, Rosana Dobics, a auxiliar de secretaria: Francisca Machado, e os professores: Roger Dutra, Everton Gentil, Angelina Brandão Rodrigues, Marli Eufragio, Joseaine Oliveira Leão Lima, Cirley Vila Nova, Elaine Maria da Silva Anunciação, Cristiane Magalhaes de Souza Xavier, Ana Maria dos Santos Barros, Rosilene de Aquino, Izabela Cristina Queiroz de Oliveira.
Atuando na Santa Casa de Campo Grande por mais de 28 anos, Enfermeira Cida Amaral é especialista na área de queimados há 20 anos, e chegou a coordenar o setor de queimados. Como professora na área de enfermagem, Cida também ensina técnicas aos alunos de como lidar com esses enfermos, tanto no físico como no emocional.
Após a vivência com pacientes queimados, a vereadora propôs um projeto que resultou na Lei n. 5.925/2017 onde institui a: Semana de Prevenção de Queimaduras: Prevenção, Tratamento, Informações, Orientações e Políticas Públicas. Onde tem como objetivo a redução de acidentes; reinserção dos pacientes na sociedade; orientações quanto aos primeiros socorros; prevenção de acidentes domésticos; manuseio no preparo do bife na chapa e o acesso de crianças a produtos inflamáveis.
Depois de aprovado o projeto, o prefeito Marcos Trad (PSD) criou juntamente com a secretária Elza Fernandes Ortelhado, da Secretaria Municipal de Educação, a “Semana Municipal de Prevenção à Queimaduras”, que tem o objetivo de inserir palestras preventivas nas escolas municipais de Campo Grande, para informar, orientar e ajudar prevenir acidentes domésticos, em especial, traumas térmicos.
De acordo com a Enfermeira Cida, falar sobre queimaduras é questão de saúde pública. “É importante esclarecer e informar às pessoas sobre essa enfermidade que vem através de um acidente, então nosso papel enquanto legislativo é fazer a Lei, que vai servir para informar e prevenir. A queimadura é uma das patologias mais difíceis de curar, e quem passa por essa dor, jamais esquece. Precisamos falar mais sobre prevenção à queimaduras, necessitamos do fortalecimento das políticas de saúde, principalmente preventivas, pois antes de se queimar o cidadão não faz ideia do quanto é devastador e estigmatizante os rastros e sequelas deixados no corpo, causando muitas vezes a morte social do indivíduo, que diante de nossa sociedade hipócrita, que dá valor exagerado à estética, alimenta preconceitos e discriminações, sem falar a auto-estima que fica bem comprometida, o cuidado com o queimado envolve atenção física e emocional”, enfatizou a vereadora.