O projeto de lei que dispõe sobre a instituição do Programa Municipal de Incentivo à doação de medula óssea, sangue do cordão umbilical e placentário, células tronco hematopoiéticas do sangue periférico e do dente de leite no âmbito municipal, de coautoria da vereadora Enfermeira Cida Amaral (PSDB) foi aprovado em segunda discussão, na Câmara Municipal nessa quinta-feira (28).
O objetivo é estimular a doação voluntária de medula óssea, de sangue do cordão umbilical e placentário, de células tronco hematopoiéticas do sangue periférico e de dentes de leite para ampliar as possibilidades de acesso a materiais biológicos necessários para transplantes e/ou doadores compatíveis.
Para a vereadora Enfermeira Cida Amaral o medo e a falta de informação ainda são os principais desafios. “O programa municipal deverá estimular a doação voluntária e com mais campanhas de sensibilização da população e informação correta teremos mais doadores, declarou a vice-presidente da Comissão Permanente de Saúde da Câmara Municipal.
PROFISSIONAIS DA SAÚDE
O programa municipal visa desenvolver atividades de orientação, capacitação e educação continuada sobre transplantes, doação e identificação de doadores, para profissionais da área da saúde, especialmente aos que atuam nas unidades de obstetrícia, oncologia, odontologia e no Programa de Saúde da Família. Fazendo com que as informações sejam atualizadas aos profissionais de saúde, proporcionando assim melhorar a qualidade do atendimento e do encaminhamento de doadores;