A vereadora Enfermeira Cida Amaral (Pros) iniciou a caminhada pelas Unidades Básicas de Saúde. Na tarde de terça-feira (17), a parlamentar esteve na Unidade Básica de Saúde “Dr. Alberto Neder” no bairro Caiçara em Campo Grande.
A vereadora, que é membro da Comissão Permanente de Saúde, destacou que é necessário fortalecer a rede de atenção, uma vez que é a principal porta de entrada do usuário no Sistema Único de Saúde – SUS. “São nas UBS’s que atenção básica acontece. É fortalecendo o atendimento preventivo, que iremos melhorar a qualidade de vida de todos”, destacou.
A visita realizada pela vereadora está dentro das atribuições do parlamentar municipal, função que envolve a fiscalização dos serviços públicos prestados pelo Poder Executivo, ocasião em que foram constatadas inconformidades que, mesmo não inviabilizando o atendimento, geram desconforto à população que deve ser atendida sempre com qualidade.
Serão encaminhadas à SESAU indicações para adoção de medidas com o fim de ampliar a cobertura médica aos pacientes, pois, conforme disse uma paciente que preferiu não se identificar “a população é grande e tem poucos médicos para atender, se queremos consulta temos que dormir na fila, isso não está certo, teria que ter mais vagas”, pontuou.
Na região a população atendida passa de 30 mil e contam com número incompatível de médicos, haja vista que os cidadãos tem ficado horas na espera por atendimento, isto porque a agenda é aberta de um dia para o outro, o que é muito bom, segundo relatos, pois a população não precisa esperar tanto para receber o atendimento, mas a pouca disponibilidade de vagas faz com que as pessoas busquem a unidade cada vez mais cedo para garantir um espaço na agenda.
Também serão encaminhadas indicações para conserto de mesa ginecológica para realização de coleta de preventivo, pois foi constatado pela vereadora, na fiscalização que a mesma não conta com uma das perneiras, que é o suporte para posicionar as pernas das pacientes, bem como a reforma do consultório médico, instalação de ar-condicionado que já está disponível na Unidade, uma vez que foi fruto de doação de acadêmicos do curso de enfermagem.
Além das deficiências de estrutura, ainda existe a necessidade de ampliação da rede de informática com instalação de mais dois computadores para melhorar o atendimento aos cidadãos.
A parlamentar ainda circulou por toda a Unidade Básica de Saúde, conheceu os consultórios, salas de atendimento e triagem da enfermagem, aproveitou para conversar com pacientes e ouvir suas queixas e elogios, sendo a maior dificuldade a demora para marcação de exames mais complexos e consultas com especialistas, o que, segundo a parlamentar “a dificuldade com o SISREG é uma questão urgente e necessita de medidas sérias e efetivas, pois quem tem sofrido é a população que está a cada dia mais necessitada”.
Refletiu juntamente com a equipe de saúde da UBS acerca da importância de realizarem um trabalho multidisciplinar onde todos os profissionais trabalham em conjunto, para que toda comunidade seja beneficiada.
Além das críticas, houve também elogios, que devem ser destacados, uma vez que a população tem reconhecido o esforço da gestão em melhorar a qualidade do atendimento, onde a vereadora Enfermeira Cida finalizou “contem comigo para buscar sempre o que há de melhor, primo pela humanização e qualidade da saúde pública, pois é a ferramenta mais eficiente para a prevenção, promoção e recuperação da saúde”.