A vereadora Enfermeira Cida Amaral (Pros), participou no sábado (11) de uma palestra na Escola Estadual Professora Zélia Quevedo Chaves, sobre Queimaduras – Questão de Saúde Pública. Durante a palestra, a vereadora falou para alunos, pais, profissionais, entre professores, auxiliares e profissionais da secretaria.
Atuando na Santa Casa de Campo Grande por mais de 28 anos, Enfermeira Cida Amaral atuou na área de tratamento de queimaduras por 20 anos, tendo coordenado o setor. Como professora na área de enfermagem, Cida também ensina técnicas aos alunos de como lidar com esses enfermos, tanto no físico como no emocional.
Após a vivência com pacientes queimados, a vereadora propôs um projeto que resultou na Lei n. 5.925/2017 onde institui a: “Semana de Prevenção de Queimaduras: Prevenção, Tratamento, Informações, Orientações e Políticas Públicas”. Onde tem como objetivo a redução de acidentes; reinserção dos pacientes na sociedade; orientações quanto aos primeiros socorros; prevenção de acidentes domésticos; manuseio no preparo do bife na chapa e o acesso de crianças a produtos inflamáveis.
Depois de aprovado o projeto, o prefeito Marcos Trad (PSD) criou juntamente com a secretária Elza Fernandes Ortelhado, da Secretaria Municipal de Educação, a “Semana Municipal de Prevenção à Queimaduras”, que tem o objetivo de inserir palestras preventivas nas escolas municipais de Campo Grande, para informar, orientar e ajudar prevenir acidentes domésticos, em especial, traumas térmicos (queimaduras).
De acordo com a Enfermeira Cida, falar sobre queimaduras é questão de saúde pública. “É importante esclarecer e informar às pessoas sobre essa enfermidade que vem através de um acidente, então nosso papel enquanto legislativo é fazer a Lei, que vai servir para informar e prevenir a população, lembrando sempre que a queimadura deixa marcas no corpo e na alma, só temos a noção de sua gravidade quando vivenciamos de perto, a prevenção ainda é a melhor solução” finalizou a vereadora.
A vereadora Enfermeira Cida Amaral produziu em seu mandato uma cartilha informativa sobre o teor da Lei, onde são demonstradas as formas de queimaduras e meios de prevenção bem como o socorro correto que deve ser prestado à vítima, vale a pena fazer a leitura.