Vereadora Enfermeira Cida Amaral participa de palestra sobre violência doméstica e suicídio na Semed

26/06/2018

A vereadora Enfermeira Cida Amaral (Pros), participou do Curso de Prevenção à Violência Doméstica e Suicídio, que aconteceu na SEMED (Secretaria Municipal de Educação). A violência contra crianças e adolescentes é o tema de formação que foi ministrado na segunda-feira (25) e terça-feira (26). O curso é voltado aos diretores e coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino, e tem o objetivo de orientar os profissionais a reconhecerem as formas de violência que ocorrem contra crianças e como agir para ajudar o aluno.

A vereadora Enfermeira Cida Amaral falou da importância dos cursos que tratam sobre violência e suicídio. “Eu gostei da experiência de falar sobre violência e sobre suicídio com os professores, porque são eles que estão no dia a dia com as crianças e adolescentes. Estão de parabéns, pois essa gestão teve a coragem de falar sobre suicídio. Precisamos falar abertamente, claro e objetivo sobre violência, porque é um problema do âmbito familiar recorrente, e eu acredito que precisamos fazer algo para que isso mude. Com os professores bem informados e preparados, vão saber como lidar com os vários tipos de violência, seja ela física, sexual ou emocional” declarou.

Presente na abertura do evento, o prefeito Marcos Trad falou da importância em proporcionar debates sobre temas que vão além das questões pedagógicas. “O capitão Reis é um profissional com extrema capacidade técnica para abordar o tema e cabe a vocês educadores espalharem esse valioso aprendizado para ajudar nossas crianças”, disse.

A superintendente de Gestão e Normas da Semed, Alelis Izabel de Oliveira Gomes, ressaltou que a violência contra crianças e adolescentes se faz presente em muitas famílias e ocorre de diversas formas, tanto física quanto psicológica, sexual ou moral. Ela explicou que os profissionais já atuam no sentido de acionar o Conselho Tutelar tão logo percebam algum aluno vítima de violência. “Nesta formação eles terão mais informações para detectar os vários tipos de violência e prestar o apoio necessário para que no futuro essas crianças não sejam reprodutoras dessa violência”, afirmou Alelis.

A secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, destacou a importância de levar o tema aos profissionais da Reme. “É um assunto que vivenciamos não apenas dentro de nossas unidades, às vezes ele está presente também dentro de nossa própria família e não percebemos, por isso é fundamental termos ferramentas e conhecimento para auxiliar nossos alunos. A Semed procura sempre estar atenta às questões que afetam o universo dos jovens e crianças, por isso busca meios de garantir o bem-estar deles e o conhecimento é o melhor caminho”, pontuou

Mostrar-se solidário ao aluno que esteja passando por uma situação de violência é, segundo o capitão Edilson dos Reis, o primeiro passo para obter a confiança da criança. “O professor pode ser o primeiro interventor para ouvir e ser um objeto de confiança e fazer os devidos encaminhamentos para a direção. É preciso ser solidário de uma forma fraternal, sem julgamentos porque a criança vai depositar neste profissional, sua única esperança de continuar vivo”, destacou.

Os sinais que indicam que a criança ou adolescente possa ser uma vítima de violência é, segundo Reis, as alterações de comportamento. “Ele vai buscar o isolamento e mudar suas atitudes. Tudo isso é um sinal de alerta. Nesta hora o professor pode se colocar à disposição e perguntar o que pode fazer para ajudar”, explicou.

Em caso de possíveis violências contra crianças e adolescentes denuncie na DPCA (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente) Rua: Dr. Arlíndo de Andrade, 145 – Amambai, Campo Grande, telefone: 67 3323-2500 ou ainda o Conselho Tutelar da sua Região. Conselho Tutelar Sul – Rua: Arquiteto Vilanova Artigas, ao lado do Hospital Regional, no bairro Aero Rancho – Telefone: 67 3314-6367. Conselho Tutelar Norte – Rua: São João Bosco, 49, no Monte Castelo. Telefone (67) 3314-6366. Conselho Tutelar Centro – Rua Sebastião Lima, 1.297, no Monte Líbano. Telefone: (67) 3314-4337.