Foi sancionado nesta quarta- feira (18), o Projeto de Lei da vereadora Enfermeira Cida Amaral, que institui o Programa Municipal de Conscientização e Combate à Violência contra Crianças e Adolescentes. O Projeto visa ações conjuntas em parceria pela Prefeitura, Câmara Municipal, Governo do Estado, Assembleia Legislativa, Poder Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, instituições e entidades. Além das campanhas, palestras e capacitação a servidores e ações nas escolas. Além disso, campanhas permanentes sobre os diversos tipos de violência e exploração sexual a crianças e adolescentes; a identificação de indicadores físicos e psicológicos da violência; os órgãos municipais, estaduais e federais que fornecem acolhimento e orientação às vítimas de tais delitos, inclusive citando o tipo de serviços que cada um forneça, bem como o endereço, telefone e horário de atendimento deverão ser ações difundidas pelo projeto. De acordo com a vereadora Enfermeira Cida, esta lei atenderá a expectativa da grande necessidade atual de combater todo tipo de exploração, principalmente os cometidos contra crianças e adolescentes. “Acredito na importância dessa lei para toda a sociedade, precisamos atuar na prevenção, e ajudar a disseminar informações importantes para pais, filhos e professores na luta contra a violência dessas crianças e adolescentes”, enfatizou a parlamentar Atividades serão desenvolvidas na semana em que se comemora o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, lembrado todo dia 18 de maio, para conscientizar a população sobre formas de identificar e denunciar casos suspeitos.

Vereadora Enfermeira Cida Amaral se preocupa com déficit de enfermeiros e solicita reforço nas equipes

17/03/2020

Durante a sessão desta terça-feira (17), a vereadora Enfermeira Cida Amaral (Pros), reforçou sua preocupação e do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul (Coren/MS) com a provável falta de profissionais da enfermagem no estado para assistir pacientes infectados pelo coronavírus.

A parlamentar destacou que é necessário reforçar as equipes de enfermagem para que tenham todo apoio necessário nesse momento de pandemia. “É evidente o déficit de enfermeiros, técnicos, auxiliares, especialmente no Hospital Regional de MS. A enfermagem é uma categoria que tem contato direto e diuturno com os pacientes, por isso precisa receber todo o apoio e reforço, onde for necessário.

FISCALIZAÇÃO

 De acordo com a nota emitida pelo Coren MS, em 2019 e 2020, o Hospital Regional  de MS foi fiscalizado e foi notificada oficialmente sobre a necessidade de ampliar a equipe. Foi reportada também a falta de insumos, indispensáveis para o tratamento E se percebeu a sobrecarga de trabalho dos profissionais. O déficit calculado é de 454 enfermeiros e técnicos de enfermagem, o que constitui ilegalidade ao ferir pontos da lei do exercício profissional da enfermagem.

A vereadora Enfermeira Cida Amaral ainda destaca que no sentido de contribuir com a resolução do problema, esteve reunida com o secretário de governo do estado, com representantes do Ministério Público, COREN, entre outros, para buscar a solução mais para essa situação.